Facebook: a rede social do agora!

Redes sociais são os meios de difundir ideias, pensamentos, notícias, sentimentos, etc., mais utilizados do mundo. O fluxo de informações das redes sociais é intenso e contínuo, um 'oceano' de posts, comentários, compartilhamentos, 'curtição', o tempo todo. É notável como esse fluxo é intenso no geral. Mas e as atividades individuais? Como é o fluxo de atividades em cada post? Será que é possível determinar? Ver um padrão?
A ideia deste trabalho é mostrar como se dá esse fluxo em algumas redes, nesse caso: Facebook e Youtube. Resolvemos estudar este tema porque percebemos que no geral essas redes sociais tem fluxo muito intenso nos primeiros momentos pós-postagem, e que parecem cair muito rapidamente com o tempo. Será que procede? Veremos.

Para fazer a análise relacionada ao Facebook, acompanhamos o fluxo de atividade em vários posts separadamente, onde esses posts variaram desde foto de celebridade à curiosidades. O método de “captação” dos dados deu-se da seguinte maneira:

Postagem: o momento em que foi publicado na página.
Acompanhamento de atividade: ao longo do tempo, a cada intervalo estipulado o post era atualizado e verificava-se a quantidade de 'curtir', comentários e compartilhamentos totais após o período.

Após essa coleta de dados, partimos para o tratamento dos mesmo. Como queríamos verificar a variação de atividade em relação ao tempo, dividimos o número de cada conjunto de dados pelo intervalo de tempo observado entre as coletas, na tentativa de ter um número médio de atividade por minuto. 
Nas postagens seguintes iremos mostrar como se deu essa variação ao longo do tempo, qual seu comportamento em relação ao esperado. 
Vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário